Área do Currículo
- Conhecimento dos objetivos, processos e conteúdo curricular.
- Familiaridade com o escopo e articulação entre as disciplinas e os conteúdos.
- Visão global do currículo e dos princípios de sua organização.
- Visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade.
- Perspectiva interdisciplinar.
Área pedagógica
- Compreensão de processos e estilos de aprendizagem.
- Compreensão da realidade social, seu significado, formas de manifestação e sua relação com o conhecimento sistematizado.
- Habilidade de realizar planejamento pedagógico dinâmico.
- Habilidade em usar uma variedade de estratégias pedagógicas.
Habilidade de combinar técnicas pedagógicas com o estilo de aprendizagem dos alunos.
- Habilidade de utilizar uma variedade de técnicas de avaliação da aprendizagem.
Área de gestão de sala de aula/Relacionamento Interpessoal
- Compreensão da dinâmica do comportamento de alunos individualmente e em grupo.
- Habilidade de criar ambiente de aprendizagem construtivo e orientado por disciplina mental e comportamentos conduzentes a aprendizagem significativas.
- Habilidade de dar feedback construtivo.
- Habilidade de motivar os alunos e mobilizar sua atenção.
-Habilidade de diagnosticar necessidades de aprendizagem e propor alternativas interessantes para promovê-las.
- Habilidade de identificar estilos e ritmos diferenciados de aprendizagem e orientá-los adequadamente.
- Habilidade de manejar tensão e conflito e vencer obstáculos.
- Habilidade de compreender o ponto de vista dos alunos e a dinâmica de grupo e de sua turma.
- Habilidade de fazer demonstrações criativas de conceitos a serem aprendidos.
Área escolar
- Habilidade de trabalhar em equipes.
- Habilidade de perceber a relação entre o trabalho de sua turma com o contexto da escola.
- Habilidade de escutar e compreender o ponto de vista de colegas e de pais de alunos.
LÜCK, Heloisa (2005). A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário