quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uma formadora de jardins...
            Século XXI, estamos vivendo a primeira década do terceiro milênio...
            Há quase trinta e cinco anos, recebia o meu diploma de professora. De lá pra cá, crianças, jovens e adultos fizeram e fazem parte de meu universo pedagógico.
            Minha história profissional foi construída de sonhos e edificada em ações, repletas de desejos, paixão, decepções e prazeres.
            Esta paixão teve início no momento em que conheci as idéias de Paulo Freire e sua pedagogia politizada e ao ler Rubem Alves descobri que podia e devia semear minhas crenças e “verdades”. Apaixonei-me pela visão de mundo e pessoas, apresentadas por eles.
            Mesmo sem saber da existência da escola da Ponte (Pacheco), já compreendia a força de minhas ações; com Cury, Werneck,Fonseca, Tejon,Feurstein, Wallon, Vygotsky, Piaget  e outros, descobri que sou apaixonada pela arte de educar.
            De certa feita, em um dos momentos de reflexão sobre minha práxis, fui provocada por Rubem Alves: O que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? Mas o que ou quem é um jardineiro? Ele me fez descobrir que jardineiro é uma pessoa cuja cabeça está cheia de jardins.
            Sem falsa modéstia, identifiquei-me com este jardineiro, afinal são mais de três décadas de plantio, zelo e colheitas. Foi assim que surgiu este trabalho,uma reflexão sobre minha vida de jardineiro e os jardins que ajudei a plantar.
            Estou presenteando a meus filhos e netos, alunos e colegas de seara, com minhas idéias sobre jardins.
            Continuemos a semear e cuidar, para colher comigo os melhores frutos.
Cláudia Gomes Silveira Rodrigues

4 comentários:

  1. Cláudia:
    Parabéns pelo blog!
    Suas sementes estão sendo semeadas.
    Beijos,
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ter este espaço para divulgar minhas ideias;é bom encontrar discipulos pelos caminhos....

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com seus comentários e seu bolg ficou encantador. Continue lutando e sonhando com a melhor educação. Acredito eu, que um dia seremos recompensadas pelo que fazemos nesta área.
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Renata, obrigada pelo incentivo.
    Partilhar minha ideias é mais um sonho que se concretiza. Deus é fiel com os seus.

    ResponderExcluir